domingo, 17 de agosto de 2008

Praias de Floripa

O leste da Ilha começa com um cartão postal: a Lagoa da Conceição, uma das paisagens mais bonitas do país e parada obrigatória para quem visita Florianópolis.
Lá, o turista encontra as famosas rendeiras, com o artesanato de maior expressão na Ilha, vários restaurantes especializados em frutos do mar e as dunas que se estendem até a Praia da Joaquina. Esta se consagra como santuário dos surfistas devido às ótimas ondas que proporciona, tornando-se palco de circuitos nacionais e internacionais de surf. É uma das praias que oferece melhor infra-estrutura ao turista, recebendo durante os dias quentes da primavera e verão um grande número de excursões provenientes de todo o Brasil e do exterior.
Ao lado da Joaquina está a Praia Mole, tradicional point da juventude da Ilha, tem este nome devido à areia solta e macia e é freqüentada principalmente por surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem. Apesar de sua beleza, devem-se tomar cuidados redobrados na praia, que tem características de tombo, ou seja, a profundidade aumenta abruptamente, após uns poucos passos em direção ao mar. Embora a praia conte com um dos postos Salva-Vidas mais bem equipados da Ilha, não vale a pena arriscar. É uma das praias mais badaladas da cidade.
Seguindo, encontramos a Praia da Galheta, com acesso somente através de uma trilha; a simpática Barra da Lagoa, que é o núcleo pesqueiro da ilha, e a Praia do Moçambique, a maior em extensão e praticamente inexplorada, ideal para o surfe.
O norte da Ilha é a região mais desenvolvida quanto à infra-estrutura, com muitos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e entre outros serviços. É lá que está localizado um dos maiores balneários da Ilha, a praia de Canasvieiras. É o balneário preferido dos turistas argentinos em Florianópolis, já que não falta beleza natural e completa infra-estrutura. Para eles, a maioria dos lugares conta com atendentes bilíngües. O turista pode escolher ficar hospedado em hotéis de luxo, pousadas aprazíveis, residenciais, casas de aluguel, albergues e camping. À noite, podem se divertir em bares com música ao vivo, casa de show ou boates.
Bem próximo dali, ficam Jurerê e Daniela. Jurerê é um bairro é dividido em duas porções, com características distintas. No canto esquerdo está o loteamento residencial Jurerê Internacional. Totalmente planejado, conta com parques, supermercados, shopping a céu aberto, bares, restaurantes requintados e amplos estacionamentos para quem quer apenas passar um dia na praia. Essas características atraíram pessoas preocupadas com o conforto e com a qualidade de vida, que transformaram o lugar numa espécie de parque de mansões. No canto direito está a parte conhecida como Jurerê Tradicional. Ali estão os moradores mais antigos do bairro, com seu toque de manezinho e restaurantes com culinária típica da Ilha. Essa parte abriga o Iate Clube de Santa Catarina, com um trapiche que tem acesso via praia.
Mais ao norte estão as praias de Cachoeira do Bom Jesus e as sofisticadas praias de Ponta das Canas e Praia Brava, ambas com ótima estrutura de hotéis e excelente acesso. A Praia Brava tem ondas fortes, fundo esburacado e forte repuxo, fugindo ao padrão calmo das praias do Norte da Ilha. No entanto, essas mesmas características atraem surfistas profissionais e amadores de todo o país e faz da praia um dos pontos mais badalados da Ilha. Protegida por morros, para chegar à Brava é necessário passar por um mirante, tendo uma panorâmica paradisíaca da praia. Até a década de 70, o lugar era praticamente desconhecido. Foi a partir desta década que construtoras começaram a dar ao local condomínios luxuosos e infra-estrutura de ponta. A praia já enfrentou alguns problemas de saneamento que resultaram em falta de água no bairro e pontos impróprios para o banho na praia.
Próxima dali está a Praia dos Ingleses, uma das mais procuradas de Florianópolis e também com ótimo potencial turístico. Mesmo sendo uma das praias preferidas pelos turistas, Ingleses mantém a tradição dos colonizadores açorianos. No verão, é o segundo balneário em concentração de turistas argentinos. No inverno, a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas são demonstrações da cultura manezinha.
As dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Ali é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não. A Praia do Santinho, ideal para a prática do surf, também guarda parte do acervo arqueológico da Ilha de Santa Catarina.

É no sul da Ilha que encontramos o aspecto rústico da vida dos pescadores, além de verdadeiros paraísos da natureza e de marcos da nossa história colonial, como o Ribeirão da Ilha, uma das primeiras comunidades do Estado. Nessa região também estão localizadas a Praia do Campeche, com seus longos trechos de areias brancas, as praias do Morro das Pedras, Armação e a Lagoa do Peri, reserva ecológica.
Seguindo mais para o sul, depois de percorrer trilhas pela mata e pelos morros, o turista descobrirá as praias da Lagoinha do Leste e de Naufragados, preservadas da ação do homem, com lagoas, mangues e vegetação nativa.
Natanna Stangelin

Nenhum comentário: