domingo, 17 de agosto de 2008

Comércio

A força da economia de Florianópolis reside nas atividades de comércio e serviços. . O comércio e a prestação de serviços dominam amplamente a economia local, com uma fatia de 83%, restando 12% às indústrias de transformação e apenas 5% à agropecuária e à pesca.

Têm se destacado em Florianópolis: informática e vestuário. Ambos são vistos de forma positiva pela população por seu caráter pouco poluente. Especialmente a indústria do vestuário, com destaque à moda esportiva. Florianópolis também está igualmente relacionada com a produção industrial de cidades próximas como São José, Canelinha, Tijucas e outras, onde ser destacam a produção de cerâmica, artefatos de cimento, plásticos e calçados.

Os indicadores de Floripa marcam a cidade por uma economia criativa.Os indicadores utilizados, segundo o tipo de ocupação, são:

Índice de talento (nível superior) - Proporção de trabalhadores no setor criativo;
Índice de alta tecnologia (trabalhadores em ocupação científica com doutorado ou mestrado);
Índice de boêmia (trabalhadores em artes, atores, diretores, escultores, pintores, compositores, músicos, designers, decoradores, desenhistas industriais);
Índice de diversidade – indica o quão aberto é uma sociedade com relação a indivíduos diferentes.

No item proporção de trabalhadores na economia ativa, Floripa está em 2º lugar, ou seja, qualificação acima da média.

No indicador região de alta tecnologia novamente Floripa aparece em 2º lugar e Brasília em 1º. Esse índice mostra o grau de sofisticação da economia analisada.

O índice de boêmia está relacionado à presença de atividades de alta tecnologia, criatividade e inovação. Floripa aparece em 1º lugar, em 2º está Salvador e em 3º está Rio de Janeiro.

Mercado Público

Utilizado antigamente como mercado da cidade (na época em que os barcos atracavam próximo à ele), ainda hoje funciona com várias lojas. A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.

Shoppings

Apesar de possuir 4 shoppings de grande porte (Beira Mar Shopping, Floripa Shopping, Shopping Center Itaguaçu e o Iguatemi Florianópolis), os principais são o Beira Mar e o Iguatemi, por suas localizações.
Recém-inaugurado, o Shopping Iguatemi Florianópolis, por ser mais próximo das praias do Sul/Leste da ilha, se tornou uma parada de verão. Localiza-se a menos de um quilômetro do campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Possuindo cerca de 300 lojas.
O Beiramar Shopping, apresenta ter quase 15 anos, possuindo diversos tipos de lojas (das mais populares, de grife, passando por floriculturas e livrarias) e serviços (chaveiro, fotocópia, caixa eletrônico, lotérica, etc), o que o torna uma boa opção de visita também para quem mora próximo ao shopping, e não só para os turistas.Possuindo no total cerca de 200 lojas.

Universidades

• Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
• Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
• Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
• Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet/SC)
As universidades também são atrativos, e além de seu bom estudo, estão localizadas em áreas estratégicas, atraindo os estudantes para os shoppings (próximos).

Especulação Imobiliária

Ocorre em um processo de valorização monetária de condomínios e loteamentos para a população de alta renda, desenvolvendo um acesso desigual à natureza na cidade. A natureza, a infra-estrutura e a qualidade de vida urbana são alguns dos aspectos vendidos pelo marketing imobiliário em Florianópolis. Este processo é capitaneado pelos grandes empreendedores imobiliários e pelos governos estadual e municipal. Vários empreendimentos e condomínios são construídos em associação com algum aspecto físico ou simbólico da natureza para atrair investidores e compradores.Em Florianópolis a materialidade e a presença da natureza, como o mar e a vegetação, tem um grande poder atrativo no mercado imobiliário, o qual procura vender a cidade como uma ilha de felicidade.

Bruna Konkewicz e William Ortmann

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