sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Queda do índice de desmatamento na Amazônia ainda não é motivo para comemorar

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que apesar da queda do índice de desmatamento na Amazônia Legal no mês de julho em relação ao mês de junho, ainda não há motivo para comemorar.

"Não estamos contentes. O desmatamento tem de cair mais ainda e as condições de desenvolvimento sustentável tem de melhorar", disse.
No mês de julho a área desmatada foi de 323 quilômetros quadrados, o que representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mês de junho, quando 827 quilômetros quadrados foram devastados.
O principal fator que provocou esta queda foi o aumento da fiscalização pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"Dobrou a intensidade da fiscalização do Ibama, entrou em vigor a resolução do Banco Central que tirou o crédito dos desmatadores ilegais. Esses fatores em conjunto levaram a uma queda dos desmatamento", explicou.
Minc afirmou que, no ano passado, o Ibama tinha 20 equipes para fazer a fiscalização na região. Este ano, o número aumentou para 40. A Amazônia Legal que inclui os estados do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, de Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão tem 5.217.423 quilômetros quadrados.

O ministro também nega a possibilidade de o governo apresentar uma proposta que aumente a área cultivada pela cana-de-açúcar no Pantanal.
"Hoje nós plantamos 7 milhões de hectares de cana-de-açúcar. Nós queremos um etanol verde, que não seja boicotado lá fora porque destrói a Amazônia ou destrói o Pantanal", argumentou.
A preocupação de Minc diz respeito à possível criação de barreiras para a exportação do etanol com o argumento de que o Brasil estaria desmatando áreas de preservação para ampliar a área de plantio de cana.


Bruna Konkewicz

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cidades não estão preparadas para receber portadores de deficiência

O Brasil tem cerca de 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, mas as cidades brasileiras estão longe de receber esse público de maneira ideal. Da mesma forma, esse imenso grupo ainda é ignorado pelo mercado como consumidor e pelos políticos como eleitor.

Niusarete Margarida de Lima, da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) relatou:
“O país vai sediar uma copa do mundo dentro de seis anos e que as cidades precisam se preparar para receber turistas portadores de deficiência, que representam um segmento como qualquer outro, com grande poder de consumo. Estamos em um processo de eliminação de barreiras, mas não estamos preparados integralmente para que a pessoa com deficiência tenha o seu direito de ir e vir respeitado. Ela paga impostos e consome como qualquer outro cidadão.”


Segundo ela, o governo federal determinou um investimento de R$ 2 bilhões, até 2010, com ações em municípios acima de 60 mil habitantes. Entre as prioridades, está a acessibilidade às escolas, com ruas e meios de transporte adaptados para receber estudantes portadores de deficiência.
William Ortmann

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Consumidora é Indenizada por Encontrar uma Lagarta no Alimento.

Segundo informou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a 9ª Câmara Cível condenou a Companhia Zaffari Comércio e Indústria Ltda a indenizar em R$ 6 mil uma consumidora de Porto Alegre que comeu parte de um sanduíche contendo uma lagarta viva.

A desembargadora Marilene Bonzanini Bernardi relatou que a consumidora comprovou ter adquirido em um supermercado da rede uma baguete com queijo, tomate e alface, e notou a presença de uma larva verde de cerca de 2,5cm de comprimento no sanduíche.

O fato foi testemunhado por colegas de trabalho e comunicado à autoridade policial, assim como à vigilância sanitária local. Segundo um parecer técnico, a presença da chamada "lagarta mede-palmo", comum em plantações de alface, indicou falha na higiene do estabelecimento.


Guilherme S. Bianchini
coordenador

domingo, 24 de agosto de 2008

Bomba Explode em Ambulância do Samu

Na região de Heliópolis, em São Paulo por volta das 11h30, uma bomba explodiu na parte traseira de uma ambulância do Samu.
A polícia Militar informou que não havia feridos, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde um auxiliar de enfermagem teve queimaduras nas mãos.
Segundo a Polícia Militar, o veículo havia acabado de levar um paciente para um hospital da região e o artefato explodiu quando a ambulância levava apenas o motorista e um enfermeiro.
Ainda de acordo com a PM, a bomba não explodiu totalmente e agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foram chamados para analisar os vestígios do explosivo. A polícia não tem pistas de quem teria colocado a bomba na ambulância.

Gabriela Johann

domingo, 17 de agosto de 2008

História de Floripa

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Originalmente denominada Nossa Senhora do Desterro, em alusão à sua padroeira. Seu nome foi alterado ao fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto.

Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH). Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo e Niterói (RJ)

Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico.
Possui,uma população de 396.723 habitantes (IBGE, 2007), sendo o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas do município de Joinville.
A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz (inaugurada em 1926), primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.

Gabriela Argenton

Comércio

A força da economia de Florianópolis reside nas atividades de comércio e serviços. . O comércio e a prestação de serviços dominam amplamente a economia local, com uma fatia de 83%, restando 12% às indústrias de transformação e apenas 5% à agropecuária e à pesca.

Têm se destacado em Florianópolis: informática e vestuário. Ambos são vistos de forma positiva pela população por seu caráter pouco poluente. Especialmente a indústria do vestuário, com destaque à moda esportiva. Florianópolis também está igualmente relacionada com a produção industrial de cidades próximas como São José, Canelinha, Tijucas e outras, onde ser destacam a produção de cerâmica, artefatos de cimento, plásticos e calçados.

Os indicadores de Floripa marcam a cidade por uma economia criativa.Os indicadores utilizados, segundo o tipo de ocupação, são:

Índice de talento (nível superior) - Proporção de trabalhadores no setor criativo;
Índice de alta tecnologia (trabalhadores em ocupação científica com doutorado ou mestrado);
Índice de boêmia (trabalhadores em artes, atores, diretores, escultores, pintores, compositores, músicos, designers, decoradores, desenhistas industriais);
Índice de diversidade – indica o quão aberto é uma sociedade com relação a indivíduos diferentes.

No item proporção de trabalhadores na economia ativa, Floripa está em 2º lugar, ou seja, qualificação acima da média.

No indicador região de alta tecnologia novamente Floripa aparece em 2º lugar e Brasília em 1º. Esse índice mostra o grau de sofisticação da economia analisada.

O índice de boêmia está relacionado à presença de atividades de alta tecnologia, criatividade e inovação. Floripa aparece em 1º lugar, em 2º está Salvador e em 3º está Rio de Janeiro.

Mercado Público

Utilizado antigamente como mercado da cidade (na época em que os barcos atracavam próximo à ele), ainda hoje funciona com várias lojas. A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.

Shoppings

Apesar de possuir 4 shoppings de grande porte (Beira Mar Shopping, Floripa Shopping, Shopping Center Itaguaçu e o Iguatemi Florianópolis), os principais são o Beira Mar e o Iguatemi, por suas localizações.
Recém-inaugurado, o Shopping Iguatemi Florianópolis, por ser mais próximo das praias do Sul/Leste da ilha, se tornou uma parada de verão. Localiza-se a menos de um quilômetro do campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Possuindo cerca de 300 lojas.
O Beiramar Shopping, apresenta ter quase 15 anos, possuindo diversos tipos de lojas (das mais populares, de grife, passando por floriculturas e livrarias) e serviços (chaveiro, fotocópia, caixa eletrônico, lotérica, etc), o que o torna uma boa opção de visita também para quem mora próximo ao shopping, e não só para os turistas.Possuindo no total cerca de 200 lojas.

Universidades

• Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
• Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
• Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
• Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet/SC)
As universidades também são atrativos, e além de seu bom estudo, estão localizadas em áreas estratégicas, atraindo os estudantes para os shoppings (próximos).

Especulação Imobiliária

Ocorre em um processo de valorização monetária de condomínios e loteamentos para a população de alta renda, desenvolvendo um acesso desigual à natureza na cidade. A natureza, a infra-estrutura e a qualidade de vida urbana são alguns dos aspectos vendidos pelo marketing imobiliário em Florianópolis. Este processo é capitaneado pelos grandes empreendedores imobiliários e pelos governos estadual e municipal. Vários empreendimentos e condomínios são construídos em associação com algum aspecto físico ou simbólico da natureza para atrair investidores e compradores.Em Florianópolis a materialidade e a presença da natureza, como o mar e a vegetação, tem um grande poder atrativo no mercado imobiliário, o qual procura vender a cidade como uma ilha de felicidade.

Bruna Konkewicz e William Ortmann

Turismo

A cidade de Florianópolis atrai milhares de turistas durante todo o ano, devido à suas maravilhosas praias e é a segunda cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros. Por causa das inúmeras atrações na Ilha de Santa Catarina, a cidade recebeu o título de Ilha da Magia.

Clique Aqui e Saiba mais Sobre Pontos Turísticos
Clique Aqui e Saiba Mais Sobre Praias
Clique Aqui e Saiba Mais Sobre Casas Noturnas, Bares e Pubs

Thaiona A. Barth

Pontos Turísticos

Os pontos turísticos de floripa atraem muitos turistas, e com isso comerciantes ao arredores.

Ponte Hercílio Luz - Foi inaugurada em 1926. Uma das maiores pontes pênseis do mundo.
O governador Hercílio Luz resolveu construir a ponte para consolidar Florianópolis como Capital de Santa Catarina. Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade.

As Fortalezas - Começadas a serem construídas em 1739 as fortalezas serviam para proteger a cidade da tentativa de posse dos espanhóis. Outras fortalezas ainda foram construídas,como a de Santo Antônio e São José da ponta grossa.

Mercado Municipal - O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento.

Catedral Metropolitana - Umas das mais belas construções em Florianópolis,a catedral encontra-se junto a praça xv de novembro e próxima ao palácio Cruz e Souza.

Pálacio Cruz e Souza - Antiga residência oficial do governador do estado,onde hoje é o museu histórico de Santa Catarina.

Figueira Centenária - Encontra-se na praça XV de novembro.
Traz consigo superstições, como a de contorná-la várias vezes para atrair casamento e fortuna.

Thaionara A. Barth

Praias de Floripa

O leste da Ilha começa com um cartão postal: a Lagoa da Conceição, uma das paisagens mais bonitas do país e parada obrigatória para quem visita Florianópolis.
Lá, o turista encontra as famosas rendeiras, com o artesanato de maior expressão na Ilha, vários restaurantes especializados em frutos do mar e as dunas que se estendem até a Praia da Joaquina. Esta se consagra como santuário dos surfistas devido às ótimas ondas que proporciona, tornando-se palco de circuitos nacionais e internacionais de surf. É uma das praias que oferece melhor infra-estrutura ao turista, recebendo durante os dias quentes da primavera e verão um grande número de excursões provenientes de todo o Brasil e do exterior.
Ao lado da Joaquina está a Praia Mole, tradicional point da juventude da Ilha, tem este nome devido à areia solta e macia e é freqüentada principalmente por surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem. Apesar de sua beleza, devem-se tomar cuidados redobrados na praia, que tem características de tombo, ou seja, a profundidade aumenta abruptamente, após uns poucos passos em direção ao mar. Embora a praia conte com um dos postos Salva-Vidas mais bem equipados da Ilha, não vale a pena arriscar. É uma das praias mais badaladas da cidade.
Seguindo, encontramos a Praia da Galheta, com acesso somente através de uma trilha; a simpática Barra da Lagoa, que é o núcleo pesqueiro da ilha, e a Praia do Moçambique, a maior em extensão e praticamente inexplorada, ideal para o surfe.
O norte da Ilha é a região mais desenvolvida quanto à infra-estrutura, com muitos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e entre outros serviços. É lá que está localizado um dos maiores balneários da Ilha, a praia de Canasvieiras. É o balneário preferido dos turistas argentinos em Florianópolis, já que não falta beleza natural e completa infra-estrutura. Para eles, a maioria dos lugares conta com atendentes bilíngües. O turista pode escolher ficar hospedado em hotéis de luxo, pousadas aprazíveis, residenciais, casas de aluguel, albergues e camping. À noite, podem se divertir em bares com música ao vivo, casa de show ou boates.
Bem próximo dali, ficam Jurerê e Daniela. Jurerê é um bairro é dividido em duas porções, com características distintas. No canto esquerdo está o loteamento residencial Jurerê Internacional. Totalmente planejado, conta com parques, supermercados, shopping a céu aberto, bares, restaurantes requintados e amplos estacionamentos para quem quer apenas passar um dia na praia. Essas características atraíram pessoas preocupadas com o conforto e com a qualidade de vida, que transformaram o lugar numa espécie de parque de mansões. No canto direito está a parte conhecida como Jurerê Tradicional. Ali estão os moradores mais antigos do bairro, com seu toque de manezinho e restaurantes com culinária típica da Ilha. Essa parte abriga o Iate Clube de Santa Catarina, com um trapiche que tem acesso via praia.
Mais ao norte estão as praias de Cachoeira do Bom Jesus e as sofisticadas praias de Ponta das Canas e Praia Brava, ambas com ótima estrutura de hotéis e excelente acesso. A Praia Brava tem ondas fortes, fundo esburacado e forte repuxo, fugindo ao padrão calmo das praias do Norte da Ilha. No entanto, essas mesmas características atraem surfistas profissionais e amadores de todo o país e faz da praia um dos pontos mais badalados da Ilha. Protegida por morros, para chegar à Brava é necessário passar por um mirante, tendo uma panorâmica paradisíaca da praia. Até a década de 70, o lugar era praticamente desconhecido. Foi a partir desta década que construtoras começaram a dar ao local condomínios luxuosos e infra-estrutura de ponta. A praia já enfrentou alguns problemas de saneamento que resultaram em falta de água no bairro e pontos impróprios para o banho na praia.
Próxima dali está a Praia dos Ingleses, uma das mais procuradas de Florianópolis e também com ótimo potencial turístico. Mesmo sendo uma das praias preferidas pelos turistas, Ingleses mantém a tradição dos colonizadores açorianos. No verão, é o segundo balneário em concentração de turistas argentinos. No inverno, a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas são demonstrações da cultura manezinha.
As dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Ali é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não. A Praia do Santinho, ideal para a prática do surf, também guarda parte do acervo arqueológico da Ilha de Santa Catarina.

É no sul da Ilha que encontramos o aspecto rústico da vida dos pescadores, além de verdadeiros paraísos da natureza e de marcos da nossa história colonial, como o Ribeirão da Ilha, uma das primeiras comunidades do Estado. Nessa região também estão localizadas a Praia do Campeche, com seus longos trechos de areias brancas, as praias do Morro das Pedras, Armação e a Lagoa do Peri, reserva ecológica.
Seguindo mais para o sul, depois de percorrer trilhas pela mata e pelos morros, o turista descobrirá as praias da Lagoinha do Leste e de Naufragados, preservadas da ação do homem, com lagoas, mangues e vegetação nativa.
Natanna Stangelin

Casas Noturnas, Bares e Pubs

Hoje Floripa tem milhares de bares e pubs, os bairros que mais se destacam é a Lagoa da Conceição, Trindade pelas Universidades e o Centro. São muito bem estruturas, avaliadas, inspecionados e frequentados. A Casas Noturnas são muitas, mas as que se destacam são: El Divino, Confraria das Artes, KM7 e Floripa Music Hall, sendo esse último uma casa de show, a primeira, com suporte para mais de 5 mil pessoas.
A grande estratégia de marketing das casas noturnas é trazer grandes Djs renomados pelo mundo, artirstas, show nacionais e internacionais e muito propaganda com muita gente bonita.

Alguns Bares e Pubs Mais Conhecidos










John Bull Pub – Ingressos femininos 15,00 e masculinos 20,00.
Jinga Bar – Ingressos masculinos 10,00 e mulheres não pagam. Foi considerado pela Veja Santa Catarina como A Melhor Música ao Vivo de Floripa.
De Raiz - Casa de Samba e Reggae – Ingressos Fem. 5,00 e 10,00 masc. Frente para as Dunas da Lagoa.
Jivago Lounge – Ingressos 20,00 – Bar com super Djs e uma mini pista.
Bistrô Café dos Araçás – Ingressos 7,00 – “aquela simpática casa amarela da esquina”.
Confraria Chopp da Ilha – Ingressos 5,00 – Em 2007, recebeu o prêmio Colarinho de Ouro concedido pela Ambev para o melhor chopp da região sul do Brasil.
Ponto de Vista Bar, Restaurante e Mirante – 5,00 ingressos. A decoração não é fixa, sempre tem um artista expondo suas obras de arte.
Restaurante e Happy Hour Maresias – 4,oo ingressos – Foi um dos indicados pela revista Veja Santa Catarina. Considerado uma das mais belas imagens do continente.
Replúbika Bar e Café – 5,00 ingressos. Exibe campeonatos brasileiros, estual, NBA, esportes radicais, olimpíadas em um telão de 80 polegadas.
Santa Hora - Santa Mônica – Ingressos Gratuito. Inspirada nos botequins paulistas.
El Mexicano – Ingressos 5,00 – Somente sucessos latinos.
Drakkar – Nação Balanço – Ingressos 10,00 – Mini Boate.
Hi-Fi Bar e Lounge – 50,00 masculino e 30,00 fem. Com consumação. – Barzinho de estudantes.
Chico´s Music Bar – 15,00 masc. e mulher não apga até 1 h. – com dois ambientes.
Bar do Tião – 10,00 masc e 5,00 fem. – casa de samba e choro.
Varandas Bar e Petiscaria – com vista para a lagoa e música ao vivo.
Estação 261 – ingressos 3,00 – Recebeu indicação de o Chefe do Ano de 2007 pela revista Veja Santa Catarina.
Scuna Bar – Msc 15,00 e mulher não paga. A ponte Hercílio Luz ambienta o pano de fundo do Scuna Bar há treze anos.
Latitude 27 - Há duas opções: você pode dançar no ambiente interno ou curtir a natureza sentado ao ar livre com vista para a paradisíaca Lagoa da Conceição.
La Pedra – 15,00 masc. e 10 fem. Sempre com música ao vivo.

Guilherme S. Bianchini
coordenador

Mitilicultura em Floripa

Florianópolis é a maior produtora de ostras do estado de Santa Catarina (60%), sendo que o estado faz 90% da produção nacional. A maricultura é uma importante atividade econômica na região da grande Florianópolis.
A produção da safra 2006/07 representou 96% das ostras e 65% dos mexilhões produzidos no estado de Santa Catarina.
Há um número de 90 Osteocultores (ostras), 82 Mitilicultores (mexilhões) e 21 Vieicultores (vieiras), em Florianópolis (na baía sul e norte). Foi estimado que existe 460 empregos diretos e 2.270 empregos indiretos nesta área. Atualmente existe o envolvimento feminino, mas estas enfrentam diversas dificuldades, como o grande esforço físico.
Houve uma queda na comercialização de Ostras em 64%, Mexilhões em 20% e de Vieiras em 27%, em relação à safra anterior.
A Maré Vermelha é causada pela grande ploriferação de um tipo de fito plâncton que contém pigmento vermelho, se a concentração for superior a 500 células por litro, do dinoflagelado, provoca a contaminação de mariscos, sendo estes alimentados através da filtração da água do mar. O mexilhão tem extrema capacidade de filtrar a água, chegando a filtrar cerca de cinco litros por hora. Já as ostras filtram a toxina do fito plâncton, assim podendo ser consumidas por não conter a toxina.Florianópolis foi afetado, pela Maré Vermelha, duas vezes no ano de 2007. A Vigilância de Saúde determinou a proibição temporária do comércio de mexilhões que ficam ao norte da Ilha. A comercialização e consumo de moluscos produzidos em cativeiro foi liberada, por não oferecer riscos a população. Os produtores ficaram três ou quatro meses com o comércio prejudicado.Calculou-se um prejuízo de mais de R$15mil.
A principal espécie de mexilhão cultivada no Brasil é o Perna perna.
Fêmea Macho


Rafaela Locatelli

PCC e CV se unem em assaltos no País, diz PF

As facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) estão espalhadas pelos 27 Estados do País, divididas em várias quadrilhas independentes que atuam em pequenos municípios em todo o território nacional. Segundo a Polícia Federal, a união dos membros das duas facções, a troca de informações e a circulação por regiões onde ainda são desconhecidos garantem o êxito das ações. O faturamento com os ataques a bancos e carros-fortes é de pelo menos R$ 5 milhões por mês.
O chefe da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Dpat) da Polícia Federal, o delegado Antônio Celso dos Santos, mapeou parte das ações das quadrilhas que formam o grupo de assaltantes desde 2003.
Fiéis às "irmandades", os criminosos destinam parte do que arrecadam com os assaltos ao CV e ao PCC. O dinheiro é usado para fortalecer as quadrilhas de tráfico de drogas e armas, origem da maior parte dos participantes. Possuir um fuzil é a principal condição para integrar os bandos que compõem o grupo.
Na última semana de julho e na primeira de agosto, pelo menos sete cidades foram alvo dos criminosos. A ação mais violenta aconteceu há 16 dias em Lages (RN). Oito homens, apontados como assaltantes, morreram durante operação da PF e do Bope para impedir um roubo a banco.
Com os mortos, que vestiam roupas camufladas, máscaras negras e luvas cirúrgicas, foram encontrados quatro fuzis, três espingardas calibre 12, seis pistolas, uma granada, munição e grampos de metal para furar pneus.


Natanna Stangelin

Por 'omissão' do Congresso, 28 municípios podem voltar a ser distritos

Isso porque os municípios foram criados por lei estadual após 12 de setembro de 1996, quando foi expedida a Emenda Constitucional 15(que definiu que os estados só podem criar municípios baseados em uma lei complementar federal, que ainda não foi votada pelo Congresso Nacional ,12 anos depois da publicação da emenda). As 28 cidades sob risco estão distribuídas em nove estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Juntos, os municípios têm 350 mil habitantes e PIB que soma R$ 3,15 bilhões.
Em maio do ano passado, ao analisar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3682, protocolada pela Assembléia do Mato Grosso, que pedia que a emenda 15 fosse declarada inconstitucional por "omissão do Congresso", o Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo de 18 meses, que termina em novembro deste ano. Ou seja, restariam três meses para que o Congresso regulamente a lei. Na prática, porém, o prazo foi estendido por mais seis meses. Isso porque ao decidir que duas cidades criadas após a emenda - Luís Eduardo Magalhães (BA) e Santo Antônio do Leste (MT) - são inconstitucionais por falta de regulamentação da lei, o tribunal concedeu 24 meses, até maio do ano que vem, para elas conseguirem regularizar a situação. Pelo entendimento do Supremo, vencido o prazo, os municípios voltam a ser distritos. Além dos dois já considerados inconstitucionais, a criação de outros nove municípios foi questionada pelo mesmo motivo em ações que tramitam no Supremo. No entanto, segundo a assessoria de imprensa do tribunal, como as decisões do Supremo são vinculantes, a inconstitucionalidade atribuída às duas cidades será replicada para todos os municípios na mesma condição caso não haja regulamentação da emenda 15.

Saiba mais: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL716992-5601,00-POR+OMISSAO+DO+CONGRESSO+MUNICIPIOS+PODEM+VOLTAR+A+SER+DISTRITOS.html



Bruna Konkewicz

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Eleitorado não confia no resultado das eleições


A maior parte do eleitorado brasileiro acredita que, de modo geral, as eleições no Brasil não são realizadas de maneira limpa ou sem fraudes. Pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), encomendada junto ao Instituto Vox Populi, aponta que 52% consideram que os resultados não são confiáveis, enquanto apenas 30% avaliam a apuração como confiável.

O coordenador da campanha Eleições Limpas da AMB, Paulo Henrique Machado, explica que a fraude é tanto na questão da liberdade de escolha quanto fraudes que possam alterar resultado das eleições. De uma maneira geral, o nosso processo eleitoral em sentido amplo ainda é comprometido, ainda é maculado e ainda é contaminado por elementos estranhos.

Do mesmo modo, 63% dos entrevistados opinaram que os políticos eleitos não são punidos quando cometem atos ilegais. Reforçando o alto nível de convencimento de que os políticos não pagam pelos seus erros, 30% afirmaram conhecer casos de compra de votos, apesar de 72% terem conhecimento da existência de uma lei que proíbe essa prática.

A pesquisa AMB/Vox Populi aponta que 60% dos entrevistados denunciariam casos de corrupção nas eleições, mas o alto índice de 35% provavelmente se calariam e não teriam disposição para denunciar. A Justiça Eleitoral foi a entidade mais citada quando questionados a quem recorreriam para apresentar suas denúncias, com 50%, seguido da polícia e do Ministério Público, com 18%. Promotores e imprensa foram citados por 6% das pessoas ouvidas.
William Ortmann

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Bolsa Família, 60 mil desligamentos

"Sei que o pobre brasileiro é muito humilde e já soube de casos exemplares de pessoas que devolveram o cartão. Mas esse número, de 60 mil devoluções, aponta um grau espetacular de civilidade. É surpreendente." Diz Marcelo Neri, o chefe do Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o último balanço do Bolsa
-Família, desde 2004, 60.165 famílias pediram o desligamento voluntário do programa. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, foi o local onde ocorreu mais da metade (34.185) dos pedidos de corte. Tendo em vista que o motivo mais alegado era a melhora da renda familiar (conforme o Estado de S. Paulo.).

Rosani Cunha, diretora da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, relembra dos cadastros que acatam informações sobre a renda, registros de emprego formal, saúde, consumo, alimentação, educação e mudança de endereço. Disse também que, desde 2006 há cerca de 11 milhões de famílias ligadas ao programa. "Nesse período, já saíram quase 2,7 milhões de famílias. Tem de tudo aí: desde as que saem por vontade própria às que são localizadas em auditorias. As prefeituras estão cada vez mais presentes no cotidiano dessas famílias. Podem detectar qualquer mudança e ir atrás”. (Informações do Terra).

Rafaela Locatelli

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sem supermaiôs


Os supermaiôs são modelos do tipo LZR Racer,e os nadadores brasileiro estavam esperando eles para que assim que chegassem em Pequim poderem treinar com os supermaiôs.
Mas não foi isso que aconteceu,os maiôs atrasaram e a equipe brasileira ficara a semana inteira sem eles.
O Supermaiô é chamado de destruidor de recordes.
A empresa responsável pelo atraso é a Speedo que garante que entregara os maiôs ainda nessa quinta-feira.

"O grupo está excelente, nadando bem, a única coisa que falta é terem maiô no número certinho. A gente vai vir aqui pra resolver isso. (A demora) Não era uma coisa que a gente queria que acontecesse. No começo eu não valorizei o maiô, outras pessoas não valorizaram, porque é uma é tecnologia a mais, mas o atleta tem que estar bem. Só que é complicado administrar, porque todo mundo quer usar", disse o técnico
Thaionara Ap. Barth

Último Pedaço do Corpo de Cara é Encontrado

O Corpo de Bombeiros de Goiânia encontrou, às 10h40 desta quarta-feira, a última parte do corpo da jovem inglesa Cara Marie Burke, 17 anos, morta e esquartejada no fim de julho.

Segundo o capitão Emerson Divino, coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, as buscas foram feitas no Ribeirão Sozinha, a cerca de 30 quilômetros da capital de Goiás.

Na mesma região, na segunda-feira, foram encontradas dois braços e a cabeça que podem ser da jovem inglesa. No domingo, um desempregado achou uma perna esquerda. Até então, apenas o tronco da vítima havia sido encontrado dentro de uma mala, em 28 de julho. A bagagem estava jogada à beira de um rio, em Goiânia.

O delegado Jorge Moreira foi ao local do encontro e ratifica que Santos apresenta uma personalidade violenta e debochada. "Ele não respeita a vítima morta por ele mesmo. Ele enviou mensagens do celular para amigos e parentes depois de esquartejar a vítima. Além das mensagens, ele prometia enviar fotos que ele fez dos pedaços da vítima. Isso só fortalece o desprezo que ele tem pela vida dos outros."

A comerciante Cristiane Ferreira, 22 anos, uma das amigas da jovem Cara Marie Burke. Tirou o retrato da amiga que foi feito no aparelho celular de Cristiane quando passeavam em um shopping da capital de Goiás, na sexta-feira (25), um dia antes do crime.

"Ela adorava ir ao shopping para passear e olhar vitrines. Cara sempre comia sanduíches, batata frita e bebia muita Coca-Cola. Implorava para ser levada ao McDonald’s", disse Cristiane, que é dona da lan house freqüentada pela vítima.

Cristiane revelou ainda que Cara gostava de tirar fotografias para colocar na página particular de um site de relacionamentos. "Ela também mandava fotos dela para conhecidos e para a família na Inglaterra."

Caso

Cara foi morta e esquartejada no fim de julho, em Goiânia. Mohammed D'Ali Santos, 20 anos, foi preso na quinta-feira, 31 de julho. Os policiais que o prenderam gravaram uma confissão do rapaz e ainda uma tentativa de suborno. Ainda de acordo com a polícia, ele voltou a confessar que matou a jovem em depoimento formal, na sexta-feira, dia 1 de Agosto. Os investigadores afirmam que Cara teria ameaçado contar à polícia e também à família de Santos que ele estaria envolvido com drogas. O rapaz teria dito, em depoimento preliminar, que matou a garota, foi a uma festa e, depois, esquartejou o corpo. O tronco da jovem inglesa foi encontrado, dentro de uma mala, perto da BR-153, às margens de um rio. A arma usada no crime, uma faca, e luvas cirúrgicas foram encontradas pela polícia em um bueiro na rua onde mora o suspeito. O material foi levado para perícia.

Veja Mais Sobre a Notícia Aqui

Comentário: Só gostaria de saber se existe o limite da violência e se existir qual é... Pois ninguém aguenta mais toda essa violência por toda parte do mundo, principalmente no Brasil, as autoridades não fazem mais nada... ficam olhando. Acho que alguém precisa tomar alguma atitude.

Guilherme S. Bianchini
coordenador

domingo, 3 de agosto de 2008

Suspeito de embriaguez atropela triatletas em SC

Um motorista supostamente embriagado atropelou pela manhã, em Florianópolis (SC), dois triatletas que treinavam com bicicletas de competição para uma etapa do IronMan. Um deles morreu na hora e outro foi internado em estado gravíssimo.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Thiago Luiz Stabille, 21 anos, trafegava pela rodovia SC-402 e estava em alta velocidade quando atingiu os dois ciclistas que trafegavam com bicicletas pelo acostamento.
O triatleta Rodrigo Lucianetti, 34 anos, morreu no local. Seu companheiro, Marcelo Occhialini Godoy, 37 anos, foi levado para um hospital de Florianópolis com lesões graves.
A instituição ainda não divulgou detalhes sobre seu estado de sáude, mas informou por volta das 12h30 que o quadro da vítima é considerado gravíssimo.
Os policiais rodoviários deram voz de prisão ao motorista depois que o teste do bafômetro comprovou que ele estaria embriagado. Stabille permanece detido numa delegacia da cidade, onde prestará depoimento.



Natanna Stangelin

Turista é Seqüestrada na Praia do Guarujá

A auxiliar de enfermagem de 29 anos, de Santo André, mantida refém nesta sexta-feira (01/08) na Praia da Enseada, no Guarujá, foi libertada pouco antes das 18h.
"O disparo foi do infrator. Não houve disparo da polícia. Não entendo o que houve. Ele deu um tiro na cabeça e foi socorrido, levado ao Hospital Santo Amaro", afirmou o major Hamilton Marques Pinto. Até as 18h30, não havia informações sobre o estado de saúde do rapaz, que seria um turista do interior de São Paulo.
A Polícia Militar chegou ao local no fim da tarde. O criminoso chegou a pedir um carro e uma lancha aos policiais, pedidos que não foram atendidos.
O major da PM informou que ele consumia droga quando foi abordado pela polícia. Armado com um revólver 32, ele teria se assustado, e feito a mulher refém por volta das 14h. A turista estava acompanhada do marido que chegou a passar mal durante as negociações.
Testemunhas que estavam no local ouviram um tiro e depois viram o criminoso caído na praia. Foi apreendido o revólver do criminoso, com quatro tiros deflagrados.
Por volta das 17h20, a jovem e o homem estavam sentados em cadeiras de plástico em uma barraca na areia da Praia de Enseada. Durante a ação, o criminoso efetuou três tiros para cima.

Veja Mais: Vídeo do Seqüestro - Mais Sobre a Notícia


Comentário: Concerteza esse sequestrador era um laranja que estava com a vida totalmente sem rumo, e para talvez chamar atenção ou deixar ainda mais sua vida sem rumo resolveu fazer esse seqüestro que rumo também não teria, pois você seqüestrar uma turista na praia não teria futuro nenhum. Agora o tiro? Muito estranho ele ter suicidado com todo aquele bloqueio de policiais, mas de qualquer forma parabéns ao batalhão pelo bom resultado.

Guilherme S. Bianchini
Coordenador

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Homem Esfaqueia Filho e Mulher e se Mata

Após matar o próprio filho de 3 anos,e tentar matar a mulher grávida de 4 meses, o pai se mata.(Aracaju (SE)

Segundo a polícia, o representante comercial José Márcio Lopes, 27 anos, deu nove facadas em Erick Bryan Torres Lopes (filho). No entanto, a causa da morte da criança foi esganadura. Lopes ainda deu uma facada na mulher antes de se matar com um golpe no peito.

O motivo do crime seguido de suicídio ainda não se sabe. A mulher ainda não depôs por ter ficado em estado de choque.A mãe conseguiu se esconder na casa de uma vizinha, após ter levado uma facada na mão.O comerciante em seguida saiu correndo nu pela rua com a faca cravada em seu peito, morrendo após ter andado 400 metros.

"Somente com o depoimento de Francisca é que poderemos esclarecer os motivos desse crime bárbaro", disse o delegado Hildemar Reis, da Delegacia de Itabaiana.

Segundo vizinhos do casal, Lopes vinha enfrentando problemas no trabalho. "Por isso, ele andava com muito medo de passar por problemas financeiros", disse uma vizinha que preferiu não se identificar.

Comentário: Gostaria de saber a que ponto o ser humano vai chegar. Sinto vergonha em saber que este ser é meu semelhante. Será realmente que passar por problemas financeiros é motivo pra tirar a vida do próprio filho, indefeso; tentar matar a pessoa com quem ele se casou e estava grávida;e se matar?! É um absurdo ver que por pouca coisa a pessoas desistem de tudo, e o que é pior envolvem mais pessoas. Tirar a sua própia vida é o cúmulo mas é um direito seu, mas não envolva as outras pessoas! O que nos faz crescer são os obstáculos que aparecem em nossa frente, e nós devemos enfrentá-los, e você pode até “cair” mas você vai se levantar muito mais forte.

Bruna Konkewicz