segunda-feira, 28 de abril de 2008

200 atletas Brasileiros na Olimpíada de Pequim

Faltando 3 meses para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil já está com 200 atletas classificados. Os últimos que se classificaram foram João Souza (esgrima) e Jefferson Sabino (salto triplo).

João Souza conquistou a vaga na prova de florete, no Pré-Olímpico da modalidade, disputado na cidade de Queretano, no México.
Já Jefferson Sabino confirmou a presença ao obter o índice olímpico A (17,10m) no festival de Saltos e Velocidade, torneio organizado pela Federação Paulista de Atletismo.

Assim, o Brasil conta com 200 vagas garantidas em 25 modalidades.

Veja Todas as Modalidades AQUI

Guilherme S. Bianchini
Coodernador

domingo, 27 de abril de 2008

Caminhoneiro é Apreendido com 9,4 kg de Cocaína

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, no final da noite de sábado, na cidade de Rio Verde de Mato Grosso, 9,4 Kg de cocaína escondidas dentro de uma mala, entre as roupas do caminhoneiro Elivaldo Vieira de Souza. O motorista foi preso.

O caminhoneiro foi localizado e preso depois da denúncia de um outro caminhoneiro que transitava na rodovia BR-163. Ele disse que Souza havia feito uma ultrapassagem forçada e quase tombou o veículo.
No momento em que o caminhoneiro percebeu que a droga seria encontrada, ele teria tentado fugir em sentido ao matagal, sendo perseguido e retido pelos policiais.

Thaionara Barth

sábado, 26 de abril de 2008

Nova Solução Para o Combate Contra a Dengue


Marcos Vilela agrônomo e diretor do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), se sensibilizou com a situação da epidemia da dengue e constatou que a possível solução de acabar com o mosquito é a de pulverização aérea do inseticida Malathion que pode eliminar em 30 dias, "no máximo", os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegipty.
Vilela elaborou seu primeiro projeto de aplicação de inseticida via aérea para a capital fluminense, quando houve a primeira crise de dengue no estado. Desde essa data, acrescentou, que procurou o Ministério da Saúde mas ouviu que "isso não funciona, não interessa", então ele recordou que em 1975, quando ocorreu uma epidemia de encefalite eqüina transmitida pelo Aedes aegipty em cidades do litoral paulista, a Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (Sucen) conseguiu controlar aquele ciclo com aplicações aéreas de inseticida.
Após três aplicações seguidas do Malathion, 98% dos mosquitos adultos e 90% de larvas são eliminados ao ar livre. Dentro de casa, indicou que a política deve continuar sendo a de evitar criadouros.
O custo de três aplicações seria de R$ 5 milhões e Vilela informou que oito aviões estão disponíveis nos estados de Mato Grosso e Goiás cada avião poderia fazer 200 aplicações.
Gabriela Johann

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Prefeito Ameaça Radialista com Foice

O radialiasta, Dênis de Araújo da Rádio 106 fm da cidade de Carpina (PE), foi ameaçado pelo prefeito Manoel Severino da Silva (PSDB) com uma foice.

O Prefeito Manoel Botafogo, partiu para cima do radialista com uma foice. O radialista estava numa cobertura de um protesto de 14 famílias sem-teto na frente da prefeitura. O grupo reivindicava uma promessa de campanha do prefeito de construir casas populares.

Dênis estava entrevistando um dos líderes quando ele ouviu gritos dizendo "corre Dênis que o prefeito vai te matar", o radialista virou a tempo e viu o prefeito com uma foice em sua direção e assim conseguiu sair correndo para fugir do prefeito em meio a multidão. Com ajuda de um mototaxista conseguiu fugir.

O radialista registrou queixa na delegacia e a Polícia Civil e Militar estão atrás do prefeito que está foragido.

Veja Mais Aqui

Coordenador
Guilherme S. Bianchini

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Apreendidos Número Recorde de Cigarros

A Polícia Federal de Presidente Prudente realizou nesta madrugada a maior apreensão de cigarros já registrada no Estado de São Paulo. Foram aprendidos mais de 500 mil pacotes de cigarros de diversas marcas, que totalizando 100 milhões de unidades.

Toda a carga era transportada em um comboio composto por sete carretas e um bi-trem. Quatro motoristas foram presos, um conseguiu fugir e outros três abandonaram as carretas antes da chegada da polícia.

Os cigarros e os caminhões serão encaminhados para a Receita Federal, que deverá incinerar os cigarros e dar destino legal aos caminhões. Os presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Caiuá.

Veja Mais Aqui

Coordenador
Guilherme S. Bianchini

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Novo Terremoto no Brasil


Na noite de terça-feira, moradores de São Paulo e outros três estados (Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina) foram surpreendidos por um terremoto que durou três segundos. De acordo com o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília, o tremor ocorreu as 21:00:48, atingindo 5,2 graus na escala Richter, ganhando o mérito de o sexto mais intenso já registrado em nosso território. Localizaram o epicentro no Oceano Atlântico, a 215 quilômetros do estado de São Paulo. Não houve registro de vítimas, nem de acidentes graves.

Lucas Vieira de Barros, chefe do observatório sismológico da UnB, diz que é possível a ocorrência de novos abalos durante esta semana, mas com menos intensidade.

Rafaela Locatelli

domingo, 20 de abril de 2008

Lula homenageia ex-escravos brasileiros em Gana



O presidente Lula, chegou sábado em Acra para assistir à 12ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad).Ele se referiu hoje ao "passado brasileiro" de Gana e aos ex-escravos que retornaram a este país africano no século XIX.
Ao visitar a "Casa do Brasil", um memorial dedicado aos escravos que compraram sua liberdade, Lula prestou homenagem a "esses homens que, nascidos escravos, jamais abandonaram seus sonhos de viver com dignidade, paz e liberdade".

Durante sua visita anterior a Gana, em 2005, o presidente brasileiro decidiu transformar a "Casa do Brasil" em um memorial. Esta construção,se situa em um bairro pobre da capital, sendo restaurada recentemente com a ajuda da participação financeira de duas empresas brasileiras.

Também estão previstos encontros bilaterais com o presidente finlandês, Tarja Halonen, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Lula retornará ao Brasil na segunda-feira, depois de pronunciar mais um discurso na conferência.

Bruna Konkewicz

Ausência do Estado em região fronteiriça favorece crimes

A fronteira brasileira não-ocupada compreende quase 1.220 quilômetros ao norte do estado do Pará, na fronteira com a Guiana e o Suriname. A ausência do Estado na região tem favorecido, "de forma inegável", a prática de crimes como o tráfico de minério, de pessoas, armas e drogas, entre outras atividades ilícitas.

Atualmente, 279 soldados guardam as três unidades militares responsáveis pela vigilância de toda a fronteira norte da Amazônia Oriental, que se estende do Amapá ao norte do Pará. Outro pelotão, com 65 homens, é responsável pela linha fronteiriça de Roraima com a Guiana.

O Comandante da 8ª Região Militar, general Jeannot Jansen Filho, disse que há poucos homens, porém não basta enviar mais soldados para lá se não houver recursos para mantê-los. Também faltam equipamentos como embarcações, motores de popa, helicópteros e material de comunicação.

O general afirmou também que a solução dos problemas na fronteira não é simples e exige planejamento logístico: "Primeiro, eu tenho que dar melhores condições aos militares que já estão lá, preciso construir casas para levarem suas famílias e para que eu não tenha de substituí-los de tempos em tempos. Eles devem viver bem lá, pois assim poderão se integrar com a população."

Há também a preocupação com a ponte a ser construída sobre o Rio Oiapoque, ligando Macapá (AP) à capital da Guiana Francesa, Caiena, que exigirá maior atuação do Estado.



William Ortmann

sexta-feira, 18 de abril de 2008

12 veículos são envolvidos em acidente


Após um trágico acidente em São Paulo envolvendo 12 veículos (sendo eles um caminhão, três ônibus urbanos, um ônibus de turismo e sete carros). A pista foi interditada às 21h40.Os feridos estão sendo levados para oito hospitais da região, mas ainda não se sabe a gravidade do ferimento.


Bruna Konkewicz

segunda-feira, 14 de abril de 2008

UFSC lança vestibular para Língua de Sinais

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com as inscrições abertas para o vestibular dos cursos de licenciatura e bacharelado em Letras para a Libras (Língua Brasileira de Sinais), na modalidade de ensino à distância, até o dia 5 de maio.

Os interessados podem se inscrever pela Internet (www.coperve.ufsc.br) e a taxa é de R$ 40. É uma turma única, com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2008.
Podem se candidatar os estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir (até a data prevista para realização da matrícula) o ensino médio e que sejam fluentes na Libras.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar sua condição auditiva: surdo ou ouvinte. Todos os candidatos classificados, surdos e ouvintes, deverão comprovar essa condição por ocasião da matrícula no curso de sua opção, através de laudo médico.
Guilherme S. Bianchini
coordenador

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Liberdade ao Pai e à Madrasta de Isabella

O Desembargador, Caio Canguçu, concedeu hoje o habeas-corpus ao casal Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá. O Casal será liberado ainda nesta sexta-feira mas essa decisão poderá ser questionada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Os dois cumprem prisão temporária por 30 dias, prazo para que o inquérito que apura a morte seja concluído. Em sua decisão o desembargador alegou, entre outros motivos, que a prisão temporária é uma medida excepcional, tolerada apenas nas hipóteses precisamente fixadas em lei, como a produção de provas que se tornariam inviáveis com os investigados em liberdade.

O fato de os investigados se apresentarem espontaneamente, poucas horas depois da decretação da prisão temporária, também foi levado em consideração pelo desembargador em sua decisão.

Isabella Nardoni, 5 anos, foi encontrada ferida, no sábado, dia 29 de março, no jardim do prédio onde moram o pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, na zona norte de São Paulo.

Guilherme S. Bianchini
coordenador

Menina de 13 encontrada numa Casa de Prostituição

A mãe de uma estudante de 13 anos, que estava desaparecida há oito dias, encontrou a filha na manhã de hoje, em uma suposta casa de prostituição infantil e venda de drogas em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

A polícia diz que o casal dono do imóvel foi detido e levado para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do bairro.

Os policiais militares e guardas municipais chegaram até a casa através da denúncia da própria mãe da adolescente. A mãe (Ana Claudia Mariano dos Santos, 38 anos) disse que foram as colegas de sua filha que lhe informaram que sua filha estaria em uma casa de prostituição.

Já há um ano, a adolescente fugia constantemente e ficava perambulando pelas ruas toda suja e esfomeada. "Ela tem todo o conforto e o carinho dos pais, mas parece que aprendeu alguma coisa nova que nem para a escola, onde cursa a sétima série, que ir mais", disse Ana Claudia num depoimento aos policiais.

O casal do suposto prostíbulo negou que houvesse prostituição e venda de drogas no local. Depois de ouvir Ana Claudia e a adolescente, a delegada Silvana Vilhena Braga liberou os suspeitos e encaminhou a ocorrência para a 35ª DP (Campo Grande) investigar as denúncias de corrupção de menores e prostituição."Não há flagrante, não há como provar o que a mãe acusa. Então o caso será enviado para a 35ª DP que vai investigar as denúncias de corrupção infantil e de prostituição", disse a delegada.

Algo para se pensar: a própia filha andava pelas ruas toda suja e esfomeada, sendo que esta tinha todo o conforto em sua casa.Estava ela revoltada, talvez? Ou buscando algo que ela ainda não tenha? Muitos dos jovens de hoje em dia possuem todo o conforto que seus pais lhe dão...não faltando nada, o que eles querem eles ganham. Que metas uma pessoa assim terá na vida? Ganhando tudo de “mão beijada”.

Bruna Konkewicz

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vítimas da enchente na Região Nordeste começaram a receber remédios, alimentos e água potável

O volume de chuva este mês foi o maior em 30 anos.
No município de Sousa, o mais atingido pela chuva no sertão paraibano, são 40 comunidades isoladas. Homens do Exército trabalham no apoio às famílias.
No povoado de Curralinhos, a 20 quilômetros de Sousa, os acessos foram destruídos. Vivem no lugar 450 pessoas. Na Paraíba, já são mais de três mil desabrigados. Em todo o estado 26 pessoas morreram afogadas por causa da chuva.

Cestas básicas e remédios e seguem no helicóptero da Polícia Rodoviária Federal, que também leva um médico e uma enfermeira até os vilarejos mais prejudicados.

O trabalho das equipes de resgate dura dia e noite.
Os alagamentos na Paraíba diminuíram nos últimos dois dias.
Mas os médicos dizem que é preciso ter cuidado com as doenças. “Pela própria contaminação da água, nós temos o combate à virose, nós temos o combate à dengue e às infecções, como diarréia e outros tipos de infecções respiratórias”, explicou um médico. No Rio Grande do Norte, a situação ainda é crítica. Fazendas de fruticultura estão debaixo d’água. Para uma exportadora de frutas, os prejuízos passam de R$ 50 milhões e seis mil empregos estão ameaçados.

No norte do Piauí, 15 municípios também enfrentam muitas dificuldades.
Em Esperantina, são quase dez mil desabrigados e os alojamentos estão lotados.
Nesta quarta, as vítimas começaram a receber remédios e cestas básicas.
A água potável chega em caminhões alugados pelo Exército e pelo Corpo de Bombeiros.

Thaionara Barth

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Aumenta número de mortos por dengue no Rio de Janeiro


Um novo balanço divulgado na noite desta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro mostra que já são 75.399 as vítimas da dengue em todo o Estado. O número de mortos já chega a 79, com um aumento de 12 óbitos em relação à semana passada. Do número total, 28 foram conseqüência da doença do tipo hemorrágica.

Já são 36 as vítimas fatais com idade inferior a 15 anos. Esses formam 51% dos casos de internação no Estado do Rio de Janeiro. Os municípios com maior número de pessoas infectadas são Angra dos Reis (5.157), Campos dos Goytacazes (3.309) e Nova Iguaçu (4.437).

Thaionara Barth

Primeira Cidade em SP com Epidemia de Dengue

O primeiro munícipio paulista a decretar oficialmente como localidade a sofrer a epidemia de dengue em 2008. A cidade de Araraquara com 200 mil pessoas já confirmaram que 589 pessoas já contraíram a doença, liderando o número absoluto de casos no estado. Esse índice ultrapassa o número de casos da Capital do estado com 55 casos computados até março.
A segunda cidade com mais casos é de Ribeirão Preto com 175 contaminações. Mas pelas contas do Ministério da Saúde a cidade não está em epidemia pelo fato do número de moradores que seria três vezes maior.

A cidade de Araraquara irá disponibilizar o "telemarketing contra o Aedes aegypti". è um telefone que a população da cidade poderá ligar e serão informados sobre a situação da epidemiológica da região em que o bairro fica localizado, onde estão agentes e receberão dicas e cuidados para evitar e avançar ainda mais.

Guilherme S. Bianchini
coordenador

terça-feira, 8 de abril de 2008

Criança é encontrada no esgoto

Homens do Corpo de Bombeiros encontraram um corpo de uma criança em uma tubulação de esgoto, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo os Bombeiros, o corpo foi encontrado por moradores do bairro de Cumbica.
De acordo com os Bombeiros, não há informações sobre a identidade da criança. O caso será registrado no 3º Distrito Policial de Guarulhos.

Thaionara Barth

Lula não quer terceiro mandato!

Em reunião com a bancada do PDT no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que não quer disputar um terceiro mandato à presidência da República e chegou a ameaçar romper com seu partido, o PT, caso a legenda insista em promover mudanças na legislação para criar essa possibilidade. A reunião foi no Palácio do Planalto e durou pouco mais de uma hora nessa tarde.
O fato de Lula ter defendido a reforma política no Conselhão não reflete nenhum interesse em permanecer à frente do Planalto,
comentou José Múcio.

Thaionara Barth

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Camiseta encontrada NÃO é do pai de Isabella

O Advogado do casal, Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella de 5 anos. Marco Polo Levorin falou em entrevista ao uma rádio de São Paulo que a camisa com manchas de sangue que foi encontrada no apartamento da irmã de Nardoni não pertencia ao mesmo e sim de pedreiro que estava trabalhando no apartamento.

Cristiane Nardoni, dona do apartamento no mesmo prédio do acidente afirma que "A única coisa que posso responder, é que não é do Alexandre. São roupas do pedreiro, ele deixava as roupas lá. O Alexandre não foi no meu apartamento naquela noite. Ele tomou banho na casa dos pais dele, na casa dos nossos pais. O apartamento está em obra". Ela afirma também que o irmão não tem as chaves do apartamento e nem ela tem as chaves do apartamento dele.

O casal cumpre prisão temporária em delegacias diferentes de São Paulo. O advogado entrará hoje na Justiça com pedido de habeas-corpus para que os dois possam responder em liberdade ao inquérito sobre o caso.

Alguns exames da perícia devem ficar prontos nesta semana. Roupas que foram encontradas no apartamento da irmã de Alexandre e as que ele usava na noite da morte de Isabella estão passando por perícia.

Guilherme S. Bianchini
coordenador

Estudante Baleada em Universidade

Uma estudante foi baleada na manhã de hoje. Daniele Jaqueline Ramos Nascimento, 21 anos, estudante do curso de administração na Universidade de Belo Horizonte (UNI-BH) na região oeste de BH. A estudante levou quatro tiros do seu ex-namorado, 19 anos, que estaria inconformado com o término do relacionamento.


Guilherme S. Bianchini
coordenador

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dengue no Rio de Janeiro


Rio de Janeiro tem sido o principal alvo da epidemia de dengue.O Hospital Cardoso Pontes, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, apontado pelo Ministério da Saúde como referência no tratamento da dengue, enfrenta dificuldades em atender à demanda de pacientes com suspeita da doença. Os responsáveis pela administração não explicaram os motivos das falhas no atendimento, que segundo testemunhas ocorrem pela falta médicos.

Hospitais particulares também não tem mais vagas. "Se for para hoje, não temos oferta de vagas na rede particular", respondeu, neste sábado, o presidente da Federação dos Hospitais do Rio, José Carlos Abrahão. A juíza Patrícia Cogliatti de Carvalho,assinou uma liminar que obriga as redes municipal e estadual de Saúde a transferirem pacientes com dengue sem atendimento para hospitais particulares.


Abrahão disse que vão respeitar a iliminar: "Não podemos omitir que a rede privada está sobrecarregada por causa dos casos de dengue. Não há vagas para CTI e o sistema de leitos comuns não está dando conta de atender nem nossos clientes."

A Secretaria Estadual de Saúde aceita os argumentos da rede privada e informa que os hospitais particulares não têm condições de receber pacientes. Mas também anunciou que tem firmado convênios com a federação para unificar os métodos de tratamento e notificação da doença.


A procura nos hospitais aumentaram em mais de 50% chegando a dobrar em algumas unidades por conta da dengue.

É importante ficar alerta para os sintomas, pois eles podem ser confundidos com os de outras doenças, como a gripe. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.



Bruna Machado Konkewicz

quinta-feira, 3 de abril de 2008

11 pessoas mortas no RJ

Policiais Civis na manhã de hoje (03/04/2008) invadiram as favelas Coréia e Vila Aliança, na zona oeste do Rio de Janeiro, com o objetivo de prender o traficante Tolla.

Cerca de 120 agentes de cinco delegacias foram recebidos com a tiros por criminosos das duas favelas. Cinco suspeitos foram presos junto com drogas e armas. Além de 11 pessoas mortas.


Guilherme S. Bianchini
coordenador

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Isabella Oliveira Nardoni - 5 anos

Uma Menina de 5 anos morreu na noite de sábado (29/03/2008), após cair do sexto andar de sua residência, um apartamento na zona norte de São Paulo. Bombeiros afirmaram que a menina não morreu na hora, ela chegou a ser socorrida mas não resistiu e morreu por volta da 0h.

O pai da criança afirmou que deixou a menina no quarto dormindo e enquanto isso volto para buscar a mãe e o outro filho no carro. Na casa, foram encontradas manchas de sangue pelo chão e a tela de proteção da janela do quarto do irmão estava com um buraco.

A polícia civil descartou a possibilidade de acidente e disse que ela foi jogada do apartamento.

A criança estava na responsabilidade do pai e da madrasta, sua mãe foi ao 9° Distrito nessa tarde (02/04/2008) dar seu depoimento, que durou 3 horas e 40 minutos, Ana Carolina Oliveira saiu com seu namorado afirmando "que a justiça seja feita".

Guilherme S. Bianchini
coordenador