Estudante cursa a 8ª série do ensino fundamental e foi aprovada no curso de biologia.
A mãe afirma ter colocado sua data de nascimento sem querer na hora de preencher o formulário com os dados da filha. A estudante de 14 anos foi aprovada no vestibular para o curso de biologia do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).O erro de digitação foi o motivo da inscrição da estudante ter sido aceita no vestibular da UniCeub. o Ministério da Educação (MEC ) pediu explicações à instituição sobre o processo seletivo, pois, segundo o MEC, a UniCeub não teria cumprido as normas do artigo 3º da portaria nº 391/2002, que estabelece que somente serão aceitas inscrições nos processos seletivos de candidatos que estejam cursando o ensino médio ou que possuam certificado de conclusão deste nível de ensino. No dia 6 de junho às 15h02, a candidata preencheu a data de nascimento como sendo 31/12/1976 - o que daria a ela 31 e não 14 anos. A instituição reforçou que os dados preenchidos são de responsabilidade do candidato e que se a data informada tivesse sido preenchida corretamente, a inscrição não teria sido aceita.
Deane Lianna Silva (31, mãe da vestibulanda de 14 anos) entrou com uma ação na Justiça Federal com pedido de liminar para que a instituição aceite a matrícula da jovem..A filha de 14 anos prestou vestibular de biologia incentivada pelos pais. "Ela adora biologia e é muito inteligente. Quando vi que as inscrições estavam abertas, eu mesma falei para ela se inscrever e disse que ela não tinha compromisso nenhum de ser aprovada. Caso ela fosse aprovada, eu disse que brigaríamos na Justiça para que ela pudesse cursar", afirmou a mãe da garota. "Ela não vai deixar de fazer a escola regular, a nossa idéia é que ela faça as duas coisas ao mesmo tempo. Ela tem capacidade intelectual para isso", disse. A mãe disse ainda que considera "absurdo" a instituição se recusar a fazer a matrícula levando em consideração apenas a idade da estudante. "Ela tem uma maturidade muito maior que muitas meninas da idade dela. Ela teve competência intelectual para passar na prova, por que não vou matriculá-la? Agora, se a prova não avalia adequadamente, isso é uma outra história", disse Deane. A UniCeub informou que a estudante não será matriculada na instituição, que tem 40 anos e cerca de 17 mil alunos distribuídos em 24 cursos de graduação.
Outro caso
Em março deste ano, o estudante João Victor Portellinha de Oliveira, de 8 anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental causou polêmica ao ser aprovado no vestibular para o curso de direito da Universidade Paulista (Unip) de Goiânia. A instituição reconheceu que o garoto havia feito uma boa prova, mas informou que ele não poderia cursar porque prestou o vestibular na condição de treineiro. Dias depois da divulgação, o MEC passou a investigar o vestibular da Unip - já que o ministério estranhou o fato de um aluno de 8 anos ter sido aprovado numa prova que tinha redação.
Um comentário:
Nossa isso que eu chamo de polêmica! O pessoal do ensino fundamental esta bem em, ou será q o vestibular esta ficando cada vez mais facil?!?
Parabéns pela postagem, gostei muito!
=*
Postar um comentário