quinta-feira, 12 de junho de 2008

Amazônia - O Tesouro BRASILEIRO

Pessoas do alto escalão político mundial na semana passada deram recados e jornais de grande alvo público mundial notificaram opniões sobre a floresta Amazônia.
O norte-americano Barack Obama tratou de mandar um recado ao governo brasileiro, dizendo que a Amazônia é vital no combate ao aquecimento global e por essa razão, pertence ao planeta. Em editorial, o jornal The New York Times declarou que a floresta não é propriedade brasileira. O inglês The Independent foi além, ao afirmar que se trata de uma região muito importante para ser deixada aos cuidados do país.

Em resposta às pressões, o governo brasileiro lançou o PAS (Plano Amazônia Sustentável), cujo objetivo é recuperar áreas desmatadas. O plano beneficiaria 25 milhões de pessoas em nove estados. Segundo o IMAZON, instituto que estuda a região, cerca de 17% de floresta já foram desmatados, o equivalente a três vezes o estado de SP mais o RJ. Além disso o Presidente Brasileiro (Luís Inácio Lula da Silva) falou em reportagem "Deixa que o Brasil cuida do que é dele, pois esses países que querem "cuidar" da nossa Amazônia não conseguiram nem cuidar das suas florestas como querem cuidar do que é nosso."

Apontados como os grandes vilões, os madeireiros se defendem e acusam entidades de outros países. "O que mais nos preocupa é essa invasão de estrangeiros, que vem para cá fantasiados de ambientalistas, mas que na verdade estão em busca de nossas riquezas e dos nossos conhecimentos. Temos que abrir o olho, porque o maior inimigo da nossa floresta vem de fora", diz João Batista Medeiros, presidente do Sindicato da Indústria Madeireira.

Veja Mais Sobre a Reportagem AQUI
Fonte: Jornalismo da Rede Record

O Presidente finalmente abriu a boca para falar sobre esse assunto tão polêmico que é a preservação da Floresta Amazônica, mas ainda não conseguiu colocar um basta (como sempre). Esse pessoal de fora está literalmente tomando conta da floresta, em noticiários foi comprovado que qualquer pessoa até do exterior pode comprar o tanto de floresta que tiver vontade de comprar e apossar-se. Acho que o Governo e principalemnte a população brasileira deveriam tomar atitudes como a atriz Cristiane Tornolli que divulgou na televisão um site que estava arrecadando assinaturas para protestar o abuso que a NOSSA maior floresta está sofrendo. Mas precisamos de muito mais, mostrar que a Floresta Amozônica está sobre cuidados e não está precisando de ajuda, principalmente do exterior. Sobre os madeireiros, não é porque pessoas de fora invadem a floresta que eles também tem o direito de desmatar, acho que vai de cada um ter um pouco de consciência e ver que a floresta está entrando em extinção e parar com esses inúmeros desmatamentos constantes.

Guilherme S. Bianchini
coordenador

Um comentário:

Tiago disse...

Realmente um bom post. O bom dessa reportagem é que podemos perceber o quanto cada vez mais parece que a Amazônia já esta sendo "pega" por outros países para suas ambições. Vejam o caso desse cara, possui terras que são maiores que o estado de São Paulo, e ele nem se quer usa nem parte disso. O absurdo ainda foi como em reportagem, para o jornal ele falando como foi fácil comprar essas terras.
E para onde vai todo esse dinheiro?
Vai entender, o Brasil um dia vai sofrer por isso.

Gostei do post guilherme, depois tentem ver lá nosso blog também do atualidades latinas. ;)