domingo, 1 de junho de 2008

200 mil pessoas morrem por ano por praticarem Tabagismo no Brasil


200 mil pessoas morrem por doenças gerada pelo consumo do tabaco, no Brasil. O governo tomou uma série de medidas para conter o avanço do tabagismo,para diminuir os gastos com saúde e diminuir a mortalidade entre brasileiros. Muitas medidas tiveram êxito: o consumo per capita de fumo tem diminuído. Mas o consumo e a experimentação feita por jovens e crianças ainda é estável!

A coordenadora do Inca Tânia Cavalcanti conta que a maioria começa a experimentar com 15 anos de idade , influenciados por algo ou alguém. "O cérebro do adolescente é muito mais vulnerável quanto ao vício do que o do adulto. Ainda existem marcas que fazem propaganda com jovens, como se fumar fizessem deles pessoas de atitude e de mente aberta", explica a coordenadora do Inca.

A cabeça do jovem + o marketing do cigarro (associado a uma idéia de liberdade é um atrativo para o jovem) + o desrespeito à lei que proíbe a venda de cigarros para menores de 18 anos = constituem os fatores determinante para o aumento do consumo do fumo na juventude ,também podendo ter outros fatores como pessoas na família que fumam...etc...

Cerca de 90% dos fumantes começaram antes do 19 anos. De acordo com o Inca, uma das estratégias adotada pelas companhias de tabaco é usar o jovem para substituir as pessoas que morrem ou deixam de fumar. É uma garantia de que terão consumidores durante mais alguns anos.


Bruna Machado Konkewicz

Um comentário:

Anônimo disse...

Em termos globais o consumo do tabaco aumentou nos ultimos anos, principalmente em países considerados desenvolvidos. Existem cerca de 1,3 bilhões habitantes são fumantes, sendo que 80% destes moram em países em desenvolvimento. Todos os dias, cerca de 100 mil jovens, 13 a 21 anos, começam a fumar.